segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Exercício 3 - Noções de luminosidade natural

     Bom, falando um pouquinho sobre o que eu entendi do exercício proposto em nossa terceira aula, que foi o aproveitamento da luminosidade natural em construções... é um planejamento de residências, escritórios, escolas ou qualquer outra obra que utilize a luz solar como forma natural de luminosidade, e, lógica e estrategicamente, a luz solar faz com a obra seja mais sustentável e menos agressora do meio ambiente, lembrando os benefícios financeiros quando trata-se de economia de energia elétrica. 
     Deve sempre tornar relevante o fato da exposição dos ocupantes do local tratado, então, não se pode criar um ambiente com total incidência dos raios solares, pois isso prejudicará os que ali estiverem. Devem ser criados pontos estratégicos para a entrada de luz e, se necessário, variáveis, lembrando também que, em função do caminho do sol, ele pode ofuscar o ambiente de visão.
    Atualmente, a luz elétrica é muito mais utilizada que a luz natural, isso se deve a sua praticidade e conforto, porém, há tipos de vidros preparados para cada finalidade e utilizá-los pode deixar nosso projeto ainda mais atraente e com muito mais funcionalidade. O ideal é que ambos estejam juntos numa relação complementar.
     Abaixo, algumas imagens da idealização da maquete proposta: